Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Olá tudo bem? O assunto hoje é sobre Como a fisioterapia pode ajudar pacientes com sequelas de AVC, saiba que podemos melhorar a qualidade de vida e até reabilitar áreas comprometidas.

Se você gostou deste tema fica comigo nesta leitura para aprender mais um pouquinho, conhecer os procedimento e contratar a Dra. Frida Soares que é Fisioterapeuta em Brasilia e trabalha reabilitando pessoas a mais de 25 anos com muitos casos revertidos com muito trabalho e amor.

Como a fisioterapia pode ajudar uma pessoa com sequelas de AVC?

 

 

Pessoas que passam por um problema de AVC precisam de cuidados especiais, e além de acompanhamento médico, é necessário o uso de fisioterapia.

O AVCAcidente Vascular Cerebral, é uma doença com alta taxa de mortalidade, mas aquelas pessoas que conseguem sobreviver, acabam ficando com alguma sequela, onde na maioria afeta o sistema motoro do corpo.

Isso acontece porque parte do cérebro sofre uma lesão, e o paciente acaba tendo algum problema cerebral, afetando parte do corpo.

Por isso, além do acompanhamento médico, a fisioterapia pode ajudar uma pessoa com sequelas de AVC. Mas, como é feito isso? E quais os benefícios deste tipo de tratamento para o paciente com AVC?

Conheça mais sobre o AVC

O AVC afeta a área cerebral que pode estar ligada as funções cognitivas, motoras ou sensitivas do corpo.

E essa doença pode ser classificada de duas formas:

AVC isquêmico:

lesão altera o fluxo sanguíneo de uma pequena artéria, levando à falta de nutrientes em determinada área irrigada por ela.

AVC hemorrágico

o sangue rompimento da artéria terá seu fluxo interrompido, o que também irá gerar uma área cerebral sem adequada irrigação, nutrição e consequentemente sem adequado funcionamento.

Assim, como as células acabam ficando sem nutrientes, os neurônios perdem as suas funções, e então o paciente acaba tendo um AVC, que pode levar a morte ou deixar sequelas irreversíveis.

Dentre as sequelas, está a perda de força em um lado do corpo (hemicorpo), podendo estar associado à perda ou diminuição de sensibilidade deste mesmo lado.

Ou seja, todas essas alterações de estruturas cerebrais interferem diretamente nas funções do paciente (movimentação, sensibilidade, linguagem, cognição), e por isso, atividades comuns do dia a dia, como escrever, caminhar, falar etc., acabam, ficando comprometidas.

E qual o papel da fisioterapia nisso? É o que veremos a seguir.

Fisioterapia como tratamento contra sequelas de AVC

Para potencializar o processo de reabilitação e a funcionalidade do paciente, a fisioterapia é usada como tratamento contra sequelas do AVC.

Desde a fase aguda, é fundamental que o fisioterapeuta esteja integrado à equipe médica, dando assistência na fase hospitalar até a ida do paciente para casa.

No começo, a fisioterapia serve para auxiliar nos cuidados básicos do paciente, incluindo função respiratória, prevenção da aspiração oro traqueal e disfagia, cuidados com possíveis dores e controle esfincteriano.

Em seguida, o paciente será acompanhando pelo especialista, que vai elaborar o plano de tratamento baseado na sua necessidade, e que deverá ser feito à risca, evitando o atrofiamento do membro afetado pelo AVC.

Benefícios da fisioterapia no tratamento do AVC

Mas, quais os benefícios da fisioterapia no tratamento do AVC? Veja abaixo:

Aumentar a mobilidade do paciente

O primeiro benefício da fisioterapia no tratamento do AVC é aumentar a mobilidade do paciente, identificando as articulações afetadas com movimentos lentos, sempre com a atenção e o máximo possível de ajudar o paciente.

Progressivamente, mediante a aceitação e tolerância, serão propostos exercícios livres, com resistência, em posições diferentes, sentado e em pé (ortostatismo).

Aumento da força muscular dos membros

Também, o fisioterapeuta treinará o equilíbrio de tronco do paciente com diferentes exercícios, como alcance de objetos em diferentes direções com graus de dificuldades variadas.

Para isso, é preciso que o paciente fique sentado, com apoio nos pés, no chão ou em um degrau.

E isso será bem sucedido com exercício de alta resistência e intensidade, com repetição do movimento, trocando a carga conforme o paciente vai se acostumando com aquele esforço.

Aumento da independência do paciente

É fundamental que o fisioterapeuta proporcione ao paciente um aumento da independência apesar das sequelas do AVC.

Assim, ele seguindo todos os procedimentos propostos, a fisioterapia conseguirá motivar a autonomia e independência.

Mas, isso só vai funcionar se houver adesão da paciente para o programa de exercícios, tanto quanto o fisioterapeuta estiver presente como sem ele após a alta médica.

E para isso, são feitos exercícios repetidos ao longo do dia, inicialmente com supervisão, até que haja segurança para total independência.

Manutenção do estado ativo dentro de casa

Após o paciente ser liberado para continuar o tratamento em casa, tanto ele como os familiares devem ser orientados pelo fisioterapeuta quanto ao tipo de exercícios que precisam ser feitos.

Além disso, poderá ser indicado algumas adaptações, a fim de tornar as atividades mais seguras e menos cansativas aos pacientes a depender do estado funcional do paciente no momento da alta hospitalar.

Também é papel da fisioterapia estimular a progressiva social do seu paciente na comunidade, motivando-o a voltar às suas atividades habituais e lazer, prevendo e planejando adaptações possivelmente necessárias.

ATENDEMOS ESSA MODALIDADE DE FISIOTERAPIA, PARA AGENDAR ACESSE: AGENDAMENTO ONLINE

👩‍⚕️ ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS

🔴 Facebook: https://www.facebook.com/movimentofisioterapiabsb/
🔴 Instagram: https://www.instagram.com/movimentofisiobsb/
🔴 Twitter: https://twitter.com/movimentobsb
🔴 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/frida-soares-8b56b71aa/
🔴 Blogpost: https://movimentofisioterapiabsb.blogspot.com/
🔴 Pinterest: https://br.pinterest.com/movimentofisiobsb/
🔴 Artigos no Mediumhttps://medium.com/@fridasoaresfisioterapia

Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília

Estamos Prontos para te Atender!

📞 (61) 2017-2550 📲 (61) 99461-2870

Como a fisioterapia pode ajudar uma pessoa com sequelas de AVC? 1