Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

A Fisioterapia Cardiovascular é responsável por tratar paciente que tiveram problemas no coração e precisam de acompanhamento médico após uma cirurgia ou controle de doenças.

Problemas no coração são um dos motivos que mais causam mortes no mundo, e isso está ligado a fatores genéticos, sedentarismo, má alimentação etc.

Por isso, que passa por algumas lesões cardiovasculares fica incapaz de realizar atividades do dia a dia, e assim precisam receber acompanhamento adequado, sendo a Fisioterapia Cardiovascular uma delas.

Mas, o que é a Fisioterapia Cardiovascular? Quais os benefícios e técnicas aplicadas? Veja o material especial que preparamos

O que é fisioterapia cardiológica?

A Fisioterapia Cardiológica está relacionada à prevenção e ao tratamento das doenças cardíacas através do exercício físico, proporcionando uma série de benefícios como:

  • Melhora na capacidade funcional;
  • Redução de fatores de risco;
  • Redução dos sintomas;
  • Melhora na qualidade de vida e detecção precoce de sinais;
  • Sintomas que antecedem importantes complicações e descompensações.

Assim, ela é classificada como tratamento para pessoas diagnosticadas com as seguintes doenças:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Cardiopatias congênitas etc.

Com o tratamento correto, o paciente consegue com a Fisioterapia Cardiovascular retornar gradativamente suas atividades diárias.

Aplicação da Fisioterapia Cardiovascular

O profissional que atua na Fisioterapia Cardiovascular pode aplicar as suas técnicas desde a fase inicial, como de forma progressiva em diferentes espaços, como:

  • Hospitalar
  • Ambulatorial
  • Manutenção, que pode ser supervisionada ou não supervisionada.

E como funciona o tratamento de cada uma delas? Veja abaixo:

Fase hospitalar

Na fase hospitalar o paciente recebe na Fisioterapia Cardiovascular os cuidados necessários no pré ou pós-operatório, assim como na compensação cardíaca.

A função neste caso é melhor a amplitude de movimento, dar força muscular, prevenir fatores de risco a quedas etc.

Fase ambulatorial

Na fase ambulatorial, o paciente precisará receber atendimento com base em exercício físico acompanhados de ações educacionais para mudanças e adaptação no estilo de vida.

O objetivo da Fisioterapia Cardiovascular neste caso é melhorar a funcionalidade e qualidade de vida, principalmente manutenção do programa de exercícios. Assim é possível manter força muscular, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório, evitando descompensações.

Fase de manutenção de forma supervisionada ou não

Já na fase de recuperação, é o momento para manutenção da capacidade funcional, onde o paciente pode dar continuidade a todo treinamento aprendido e orientado pelo fisioterapeuta da área de Fisioterapia Cardiovascular.

Independentemente, se supervisionada ou não supervisionada, a da prática regular e contínua de exercício físico impede o desgaste físico quanto cardiorrespiratório, evitando a descompensação cardíaca.

Fisioterapia Cardiovascular na reabilitação cardíaca

A Fisioterapia Cardiovascular exerce um papel essencial na Reabilitação Cardiológica, desde o primeiro contato com o paciente, ele analisa as capacidades e limitações, sempre com base na avaliação funcional e clínica. Em seguida, desenvolve um plano de tratamento com objetivos a serem alcançados e as condutas que serão realizadas.

Os exercícios realizados na fisioterapia visam melhorar a mobilidade e a condição física, social e mental dos pacientes para que sejam capazes de retornar as suas atividades de vida diária. A frequência a ser realizada dependerá do estado clínico do paciente, e pode ainda, ser feita juntamente com a equipe multidisciplinar para melhores resultados.

Análise clínica com a ajuda da Fisioterapia Cardiovascular

Na Fisioterapia Cardiovascular é importante a adição de análise clínica, que vai fornecer, por meio de avaliação física e exames, dados que permitem avaliar e analisar as limitações funcionais dos sistemas envolvido.

Por isso, é importante que o fisioterapeuta responsável pela reabilitação conheça sobre fisiologia do exercício, suas repercussões e principalmente as alterações fisiológicas e sintomatológicas das diversas doenças cardiovasculares.

O programa de reabilitação cardíaca proposta pelo fisioterapeuta oferece tratamento eficiente, ainda mais em pacientes transplantados, podendo ser iniciado antes mesmo da cirurgia, no pré-operatório.

Com ela é possível:

  • Adequada readaptação às atividades de vida diária e ocupacionais;
  • Redução da frequência cardíaca e da pressão arterial em repouso e no exercício submáximo;
  • Aumento do consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo);
  • Retardo da elevação de lactato durante o exercício;
  • Redução no Índice de Percepção de Esforço;
  • Melhora da capacidade funcional;
  • Volta da qualidade de vida.

Portanto, pessoas que são submetidas à problemas cardíacos precisam da ajuda de uma Fisioterapia Cardiovascular, com a finalidade de identificar as modificações positivas em relação ao quadro clínico do paciente, obtidas durante e após o programa de treinamento.

No final os ganhos são múltiplos e são observados tanto em relato do próprio paciente e familiares como nos resultados de exames e protocolos de reavaliação.

Além disso, quanto menor os movimentos do paciente, maior as descompensação clínica geral e chance de sofrer novo evento cardiovascular.

Sendo assim, mostra-se necessário dar continuidade na realização dos exercícios, com autorização médica, para que se torne um hábito e faça parte da rotina do indivíduo, evitando a progressão ou agravamento da doença cardíaca, hospitalizações frequentes, e morte.

Atendemos essa Modalidade de Fisioterapia Cardiovascular, para agendar acesse: Agendamento Online

👩‍⚕️ Estamos nas Redes Sociais

🔴 Facebook: https://www.facebook.com/movimentofisioterapiabsb/
🔴 Instagram: https://www.instagram.com/movimentofisiobsb/
🔴 Twitter: https://twitter.com/movimentobsb
🔴 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/frida-soares-8b56b71aa/
🔴 Blogpost: https://movimentofisioterapiabsb.blogspot.com/
🔴 Pinterest: https://br.pinterest.com/movimentofisiobsb/
🔴 Artigos no Medium: https://medium.com/@fridasoaresfisioterapia

Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília

Estamos Prontos para te Atender!

📞 (61) 2017-2550 📲 (61) 99461-2870

blank