Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Olá tudo bem? Como vão? Aqui quem fala é a Frida Soares Fisioterapeuta em brasília e venho trazer um assunto bastante comum em nosso meio, vamos falar sobre a Fisioterapia em Oncologia.

E é comum também surgir algumas perguntas sobre a modalidade de Fisioterapia em Oncologia, mas fique tranquilo que neste artigo vamos esclarecer algumas duvidas sobre esse assunto, então fique comigo para aprender mais um pouquinho e caso precise de atendimento, estamos prontos para atender essa modalidade de fisioterapia.

Atendemos essa Modalidade de Fisioterapia em Oncologia, para agendar acesse: Agendamento Online

  • Já ouviu falar na palavra Oncologia?
  • Você sabe o que é a Fisioterapia em Oncologia?
  • Oncologia e Câncer são a mesma coisa?
  • Existe Fisioterapia para quem tem Câncer?
  • Essas e outras perguntas serão esclarecidas aqui!

O que é Fisioterapia em Oncologia?

A Fisioterapia em Oncologia é uma modalidade de reabilitação dentro da fisioterapia com objetivo de ajudar pacientes que estão passando pelo processo de tratamento contra o câncer, e por isso merecem todos os cuidados necessários durante de cuidados contra a doença afim de melhorar a qualidade de vida deste paciente enquanto passa por esse processo.

Por ser um momento bem delicado para quem passa por problema oncológicos, o uso de novas técnicas no combate ao câncer proporciona grande melhora na qualidade de vida dos pacientes, seja proporcionando cuidados paliativos como na manutenção das funções diárias.

Ou seja, não só se deve pensar na cura da doença, como também na reabilitação global, nos aspectos social, psicológico, físico e profissional.

Assim, o papel da Fisioterapia em Oncologia é promover um conjunto de possibilidades terapêuticas, com a finalidade de intervir na recuperação funcional, até os cuidados paliativos, fazendo com que o paciente com câncer possa ter uma recuperação mais tranquila, focando sua atenção no tratamento da doença.

Conheça mais sobre a Fisioterapia em Oncologia

A fisioterapia oncológica é uma especialidade que tem como metas preservar e restaurar a integridade de órgãos e sistemas enquanto o paciente está no tratamento do câncer, justamente por prevenir, tratar e minimizar as sequelas causados pela doença.

Por isso, os profissionais que atuam nesta área, deve estar apto para o atendimento de pacientes em diferentes faixas etárias, que começa pelos casos irreversíveis ou até aqueles que tem grande chance de cura, sempre levando em consideração as necessidades de cada paciente.

Objetivos da fisioterapia oncológica

Os objetivos do Fisioterapia em Oncologia é proporciona cuidados paliativos, com a finalidade de aliviar a dor e os sintomas causados pelo tratamento contra o câncer.

Assim, após o início do tratamento, a pessoa com câncer consegue ter a sua disposição acesso a técnicas que vão melhor o conforto, minimizando as complicações e proporcionando uma qualidade de vida mais tranquila aos pacientes.

Outro fator importante é a prevenção de complicações causadas pelo câncer, visto que o tratamento é bastante agressivo, desgastando o corpo do paciente, e cuidados extras são bem vindos.

Então, de forma geral os objetivos fisioterapêuticos serão:

  • Preventivos: com a finalidade de evitar sequelas que possam ser incapacitantes antes que elas ocorram;
  • Restaurativos: em pacientes com déficits para maximizar o retorno motor;
  • De apoio: para que quando a incapacidade progressiva for antecipada e quando existe doença residual ocorra o maior nível de independência possível;
  • Paliativos: em pacientes nos estágios finais da patologia com o objetivo de manter e aumentar o conforto.

Também, podemos dizer que existem objetivos específicos, como:

  • Estimular a independência funcional;
  • Melhorar a atividade motora;
  • Prevenir úlceras de decúbito em pacientes acamados;
  • Atuar na prevenção de cicatrizes hipertróficas e aderentes pós-cirúrgicas;
  • Prevenir e tratar disfunções linfáticas que possam se estabelecer;
  • Manter a amplitude de movimento articular e prevenir contraturas;
  • Promover o bem-estar físico e emocional;
  • Promover a higiene pulmonar e prevenir infecções respiratórias;
  • Manter a força muscular e prevenir atrofias;
  • Manter o equilíbrio, a coordenação e a resistência.

Paciente atendidos pela Fisioterapia em Oncologia

As indicações da técnica de Fisioterapia em Oncologia são para pacientes com disfunções causadas pelo tumor, atendendo indivíduos de todas as faixas etárias.

Esse acompanhamento é feito desde o diagnóstico do câncer até o final do tratamento, tanto para homens como mulheres, estão disponíveis para várias faixas etárias, sempre levando em consideração o quadro clínico do paciente.

A Fisioterapia em Oncologia é indicada visto que, a radioterapia e quimioterapia, podem causar sequelas e limitações funcionais, físicas e emocionais, que no final traz prejuízos as atividades diárias, prejudicando a qualidade de vida.

Cuidados tomando durante a Fisioterapia em Oncologia

No tratamento do paciente com câncer, alguns cuidados devem ser tomados durante a Fisioterapia em Oncologia, como:

  • Instruir a família e cuidadores sobre o posicionamento, transferências, cuidados com a pele e exercícios, principalmente em pacientes ao leito;
  • Procurar evitar o uso de terapia manual em casos de hipermobilidade, processos inflamatórios e edema articular;
  • Analisar cuidadosamente metástases ósseas, dor excessiva e fraturas patológicas, sempre levando em conta que tipo de câncer o paciente está sofrendo e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida;
  • Identificar a dor, com a finalidade de estabelecer de forma mais adequada o tratamento da Fisioterapia em Oncologia.

Entenda mais sobre a Fisioterapia em Oncologia

O fisioterapeuta que atua no setor de Oncologia sabe da sua essencial importância na equipe de tratamento, onde cada membro da equipe deve verificar o paciente como um todo, bem como o seu papel na estrutura familiar e na comunidade.

Dessa forma, o tratamento de Fisioterapia em Oncologia deve trazer para as técnicas aplicadas cuidados ligados a aspectos emocionais e questões sociais associadas ao diagnóstico de câncer.

Isso porque, quando o paciente se sente amparado em todos os sentidos, a sua recuperação acontece de forma mais gradual, onde uma equipe comprometida vai entender o prognóstico do paciente com câncer, atuando com planejamento terapêutico adequado e correto, adaptando cada uma delas as condições clínicas deste indivíduo.

Atendemos essa Modalidade de Fisioterapia em Oncologia, para agendar acesse: Agendamento Online

👩‍⚕️ Estamos nas Redes Sociais

🔴 Facebook: https://www.facebook.com/movimentofisioterapiabsb/
🔴 Instagram: https://www.instagram.com/movimentofisiobsb/
🔴 Twitter: https://twitter.com/movimentobsb
🔴 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/frida-soares-8b56b71aa/
🔴 Blogpost: https://movimentofisioterapiabsb.blogspot.com/
🔴 Pinterest: https://br.pinterest.com/movimentofisiobsb/
🔴 Artigos no Medium: https://medium.com/@fridasoaresfisioterapia

Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília

Estamos Prontos para te Atender!

📞 (61) 2017-2550 📲 (61) 99461-2870

Fisioterapia em Oncologia 1