Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Lesões dos ossos é uma das causas mais recorrentes no setor ortopédico, ainda mais em idosos e pessoas com problemas de mobilidade, e por isso que tratamentos como a Fisioterapia em Osteopatia vem ganhando cada vem mais adeptos.

Fisioterapia em Osteopatia

Conhecido como uma cura manual, a Fisioterapia em Osteopatia foi criada para atuar na reabilitação em locais de pouco movimento, com a finalidade de reduzir os efeitos de um problema que pode afetar toda a estrutura corporal.

Ou seja, a função principal é a prevenção de futuras lesões que possam restringir os movimentos do paciente, onde o diagnóstico é realizado por meio de testes ortopédicos, palpatórios e específicos.

Que tipos de doenças são tratadas pela Fisioterapia em Osteopatia?

Criado nos Estados Unidos no século XiX pelo médico Andrew Taylor Still, a Fisioterapia em Osteopatia veio como uma ajuda estruturar o corpo humano, fazendo com que o paciente possa retornar as atividades normais.

E para isso, a Fisioterapia em Osteopatia destina suas técnicas para tratar doenças, como:

  • Dores no corpo que atinjam a região lombar, do pescoço e do ombro;
  • Rigidez nas articulações, especialmente em braços e pernas;
  • Inchaços nas extremidades dos membros;
  • Dores de cabeça;
  • Perda do sono;
  • Distúrbio digestivo;
  • Fadiga mental.

Por meio de estímulos, esta técnica de fisioterapia faz com que o corpo retorne com os movimentos naturais, ficando mais resistente contra doenças físicas.

Como funciona a seção de Fisioterapia em Osteopatia?

As sessões de Fisioterapia em Osteopatia funcionam como uma forma de ajudar o paciente a ter de volta os movimentos, ou prevenir doenças no futuro.

Por isso, são usadas técnicas como:

  • Anamnese;
  • Palpação;
  • Inspecção;
  • Territórios cutâneos nervosos etc.

Além disso, são realizados exames osteopáticos para identificar as alterações mecânicas do aparelho locomotor, essencialmente na pelve e na coluna vertebral.

Após essa avaliação, que precisa ser cuidadosa com a finalidade de identificar de forma correta o problema do paciente, o especialista começa a entender por onde começar o tratamento, que tenha como finalidade englobar tudo que envolva a recuperação dele.

Quais métodos terapêuticos são utilizados pela Fisioterapia em Osteopatia?

Na Fisioterapia em Osteopatia, são aplicadas algumas técnicas específicas para cada tecido do corpo, como osso, ligamento, músculo e víscera.

E isso só é possível a partir de exames preliminares que vão identificar realmente qual a origem do problema e o que pode ser feito para gerar melhorias.

Dentre essas técnicas, destaque para:

Técnicas Estruturais

Corrigem com uma técnica de thrust de pequena amplitude e de alta velocidade, articulares axiais leves, alongam um músculo espasmado etc.

Técnicas Funcionais

Tratam uma compressão nervosa ou vascular com a técnica dos pontos- gatilhos de Jones.

Os Médicos indicam Fisioterapia em Osteopatia

A maiorias das indicações médicas que levam a Fisioterapia em Osteopatia está ligada os setores vertebrais, como torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias agudas e crônicas, desequilíbrio da pelve, síndrome do piriforme (falsa ciática), hérnias discais.

Além disso, os pacientes que apresentarem dores do membro superior, tais como:

  • Nevralgias cervicobraquiais,
  • periartrites escapuloumerais,
  • parestesias,
  • cotovelo de tenista,
  • lesões por esforços repetitivos,
  • síndrome de compressão do desfiladeiro escapulotorácico.

E em algumas dores do membro inferior, como:

  • ciáticas,
  • cruralgias,
  • tendinites

Entorses também são encaminhados para a fisioterapia.

Mas, além das doenças citadas acima, é importante destacar que a Osteopatia trata especialmente com ênfase no aspecto preventivo, e por isso, muitas vezes se o paciente tiver alguma rotina que possa no futuro levar a tais lesões, pode já realizar o tratamento evitando problemas mais graves posteriormente.

Fisioterapia em Osteopatia e as contra indicações

Apesar de ser um tratamento fisioterápico, a Osteopatia é contra indicada para pessoas que possuem algumas doenças, como:

  • Reumatismos inflamatórios;
  • Câncer ósseo;
  • Fraturas;
  • Vertigens por insuficiência vértebro- basilar;
  • Osteoporose avançada.

Nestes casos, o indicado é aplicação de técnicas mais específicas, que possam direcionar o tratamento a doença que o paciente já vem sofrendo.

Fisioterapia em Osteopatia no esporte

Além de todas as funções da Fisioterapia em Osteopatia citadas acima, podemos destacar essa técnica junto ao esporte.

Isso porque, atletas de alto nível se beneficiam com o tratamento, com a finalidade de mantê-lo na melhor forma possível.

Neste caso, destaque para tenistas, jogadores de futebol, de basquete, maratonistas etc., que justamente trabalham com o corpo em grandes impactos e precisam acima de uma atenção especial para se manter na vida esportiva.

Isso porque, qualquer lesão junto ao sistema motora destes atletas, haverá uma diminuição da performance, seja elas de grande ou pequeno porte.

Portanto, fica o especialista em Fisioterapia em Osteopatia tratar as cadeias musculares e normalizar as funções articulares, o que permite restaurar a harmonia e a eficácia dos gestos esportivos.

Relação da Fisioterapia em Osteopatia com a dor dos pacientes

A relação da Fisioterapia em Osteopatia com a dor está inteiramente interligada, visto que toda restrição de mobilidade produz uma hipermobilidade compensadora, que poderá produzir nas regiões superiores ou inferiores inflamações das articulações, dos tecidos à sua volta.

Assim, músculos, ligamentos, discos e outras partes do sistema motoro precisam de atenção especial, com tratamento que possa levar aos pacientes novas técnicas, capazes de tornar ainda mais fascinante o seu cotidiano profissional.

🏆 Modalidades de Fisioterapias que Atendemos:

ATENDEMOS ESSA MODALIDADE DE FISIOTERAPIA, PARA AGENDAR ACESSE: AGENDAMENTO ONLINE

👩‍⚕️ ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS

Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília

Estamos Prontos para te Atender!

📞 (61) 2017-2550 📲 (61) 99461-2870

Fisioterapia em Osteopatia 1