Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Fisioterapia Esportiva é usada como técnica de recuperação de atletas e pessoas que fazem atividades físicas e precisam de tratamento adequado em ocorrências de lesões.

E, como o conceito de uma vida mais saudável perante a vida atribulada que vivemos começou a fazer parte da rotina das pessoas, viu-se um aumento no número de profissionais que buscaram aprimorar o conhecimento na Fisioterapia Esportiva devido ao crescimento do mercado.

Fisioterapia Esportiva

Ou seja, por estar inteiramente ligados a saúde dos atletas ou de pessoas que praticam esportes regularmente, a Fisioterapia Esportiva se tornou inserida de forma definitiva, justamente com a função de proporcionar qualidade de vida a quem pratica tais atividades, seja elas de pequeno ou grande impacto.

Conheça mais sobre a Fisioterapia Esportiva

A Fisioterapia Esportiva é uma técnica específica dentro da fisioterapia criada para proporcionar tratamento na recuperação de atletas ou praticantes de exercícios físicos.

O objetivo deste tipo de técnica da fisioterapia está ligado a prevenção e tratamento de lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.

Com o tratamento correto, o profissional de fisioterapia faz com que os atletas consigam um retorno mais rápido as atividades físicas, sempre atuando com diagnóstico cinético funcional e exames pertinentes a cada tipo de caso.

Portanto, com todas as técnicas usadas, o fisioterapeuta esportivo prepara os atletas para:

  • Competições;
  • Prevenção de lesões e dores;
  • Recuperação de contusões ocasionadas pelo esporte, como luxações, lesões em ligamentos, tendinites, entorse e fraturas.

Tipos de tratamentos aplicados pela Fisioterapia Esportiva

Para conseguir recuperar o atleta durante uma lesão, a Fisioterapia Esportiva precisa aplicar alguns tipos de tratamentos, como:

  • Terapia manual
  • Treino funcional
  • Eletroterapia
  • Massoterapia
  • Eletromiografia
  • Biofeedback de EMG
  • Bandagens funcionais
  • Estabilização segmentar.

Para quem cada tratamento acima possa fazer feito satisfatório, é importante que cada uma delas seja aplicada conforme a necessidade do paciente, levando em conta o local e o tipo de lesão.

Feito isso, o resultado será um atleta com o retorno das condições motoras, pronto para retornar as atividades, seja ela em âmbito profissional ou na rotina esportiva de pessoas que praticam atividades físicas diárias.

E como cada uma vai trabalhar?

Bem, para que os resultados apareçam, são analisadas as deficiências do paciente, entendendo qual o tipo de esporte praticado, e assim determinar que efeito e impacto ele oferece ao corpo.

Em seguida, é indicado um tipo de tratamento com a finalidade de fazer com que o paciente possa retornar as suas atividades o mais rápido possível.

Relação entre Fisioterapia Esportiva e Ortopedia

A Fisioterapia Esportiva tem bastante relação com Ortopedia, área médica ligada ao tratamento do aparelho locomotor.

No entanto, existe uma diferença, pois o fisioterapeuta que atua na área esportiva, tem todas das suas atividades ligadas somente as áreas dos exercícios físicos.

Desta forma, quem atua nesta área tem conhecimento pleno das necessidades exigidas por cada atleta e o esporte da qual ele está inserido.

O principal objetivo do Fisioterapia Esportiva é fazer com que o atleta volte a atividade o mais rápido possível, mas de maneira gradual, começando por treinos leves e com o tempo ir passando para atividades mais pesados, condicionando o corpo para o retorno as atividades diárias do esporte.

Benefícios do Fisioterapia Esportiva

Mas, quais são os benefícios da Fisioterapia Esportiva?

Bem, diferente do que muitos acham, a recuperação não é o único benefício da Fisioterapia Esportiva. Ou seja, ela está ligada também na prevenção do aparecimento de doenças.

Por isso, o profissional que atua nesta área está em constate contato com médicos, nutricionistas e farmacêuticos, tendo como função indicar o melhor exercício físico de acordo com o perfil clínico do paciente.

Também, o profissional de Fisioterapia Esportiva precisa estabelecer uma rotina para o paciente que apresentar quaisquer doenças crônicas, e com a finalidade de evitar complicações clínicas, o fisioterapeuta faz todo o acompanhamento, sempre pensando no bem estar do atleta.

Além disso, na Fisioterapia Esportiva o paciente poderá ter acesso a um atendimento completo, com diagnóstico clínico da lesão, e assim receber tratamento adequado com a finalidade de promover recuperação funcional e o retorno à prática do esporte.

E isso tudo inclui exames específicos que identifica as propriedades fisiológicas, biofísicas e biomecânicas do tecido musculoesquelético, obtendo informações da gravidade da lesão, e só então receber as intervenções terapêuticas adequadas.

Ou seja, com tudo isso em mãos, o especialista promoverá tratamentos que possam estabelecer a conduta clínica, fazendo com que o atleta retome seu desempenho físico, sem prejuízo clínico.

Conclusão sobre Fisioterapia Esportiva

Bem, e qual a conclusão que chegamos sobre a Fisioterapia Esportiva?

Sobre o mercado de trabalho, o fisioterapeuta que optar por essa área poderá atuar em clubes, academias etc., com foco de atendimento aos atletas e esportistas amadores.

Além disso, o que notamos é que, atuando de forma conjunta com o médico, o tratamento de Fisioterapia Esportiva é fundamental para o restabelecimento da saúde do paciente, identificando a lesão, buscando alternativas que possa mudar o quadro clínico atual.

Também, é o objetivo da Fisioterapia Esportiva estar presente na vida do atleta de forma preventiva, fazendo com que a área muscular possa ser treinada, evitando o aparecimento de lesões.

Como sabemos, quanto mais sedentário a pessoa for, maior são as chances da saúde sofrer com isso, e assim quando a Fisioterapia Esportiva atua de forma gradual e antecipada, consegue ajudar na saúde física do atleta, preparando o corpo para os impactos que possam vir a sofrer.

Atualizado: dia 05/05/2020 as 13:19 horas

Benefrida A. Soares
Fisioterapeuta
Crefito 23301.

Atendemos essa Modalidade de Fisioterapia Esportiva, para agendar acesse: Agendamento Online

👩‍⚕️ Estamos nas Redes Sociais

🔴 Facebook: https://www.facebook.com/movimentofisioterapiabsb/
🔴 Instagram: https://www.instagram.com/movimentofisiobsb/
🔴 Twitter: https://twitter.com/movimentobsb
🔴 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/frida-soares-8b56b71aa/
🔴 Blogpost: https://movimentofisioterapiabsb.blogspot.com/
🔴 Pinterest: https://br.pinterest.com/movimentofisiobsb/
🔴 Artigos no Medium: https://medium.com/@fridasoaresfisioterapia

Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília

Estamos Prontos para te Atender!

📞 (61) 2017-2550 📲 (61) 99461-2870

Fisioterapia Esportiva 1