Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre A Importância da Fisioterapia Respiratória nos dias atuais e como ela é importante para te ajudar contra a Covid-19.
Conheça a Fisioterapia Respiratória
A Fisioterapia Respiratória é uma das especialidades fisioterápicas que objetiva o tratamento e a prevenção de praticamente todos os tipos de doenças que afetam o sistema respiratório, como a bronquite, asma, tuberculose, insuficiência respiratória, entre outras.
Trata-se de uma técnica aplicada por fisioterapeutas que utiliza exercícios respiratórios, podendo ser feita em uma clínica, no hospital, na residência ou no ambiente de trabalho. Ela serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para o organismo, a fim de desobstruir as vias respiratórias e aumentar a capacidade de ventilação do pulmão.
A importância da Fisioterapia Respiratória contra o COVID-19
Benefícios da Fisioterapia Respiratória
Os exercícios respiratórios são essenciais para a melhoria da respiração e mobilização dos músculos ventilatórios.
Além disso, as técnicas de fisioterapia respiratória podem ser feitas também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente se encontra entubado, respirando com a ajuda de aparelhos. Os benefícios são:
- amplia a capacidade pulmonar;
- aumenta a oxigenação do sangue;
- combate a dificuldade de respirar;
- desobstrui e limpa as vias aéreas;
- facilita a chegada de oxigênio em todo corpo;
- libera as secreções do pulmão e das vias aéreas;
- melhora a troca gasosa;
- reduz o tempo de internamento hospitalar.
Algumas das estratégias utilizadas para alcançar esses benefícios são manobras de pressão manual torácica, drenagem postural, percussão, facilitação da tosse, vibração e aspiração de vias aéreas superiores.
Muitos pacientes podem se beneficiar com as técnicas da fisioterapia respiratória, inclusive os que obtiveram diagnósticos das seguintes doenças:
- asma brônquica;
- bronquiolite;
- bronquite crônica;
- doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- doenças oncológicas;
- enfisema pulmonar;
- fibrose cística e pulmonar;
- pneumonia;
- pré e pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais.
Ao ampliar a capacidade respiratória, a oxigenação dos tecidos também é favorecida e o resultado geral é a melhoria da qualidade de vida do paciente, já que os exercícios respiratórios reduzem o cansaço físico e mental provocados pela deficiência respiratória.

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília