Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Olá tudo bem? Hoje vamos falar de um Assunto que é exclusivamente feminino e muito importante para as mulheres.

Fisioterapia Saúde da Mulher

Atenção Mulheres essa matéria foi feita exclusivamente para vocês, e se tiver algum Homem que ama sua esposa, namora, mãe, enfim ama uma mulher, mostre esse conteúdo para ela, toda mulher deve dar atenção a sua saúde, vamos aprender mais um pouquinho? Bora ….

A Saúde da mulher sempre foi um dos temas mais abordadas pela clássica médica, onde surgem a cada dia novas técnicas para que o bem estar delas possa estar em perfeita harmonia, dentre elas a criação da Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Com a sigla FISM, a Fisioterapia Saúde da Mulher foi reconhecida no ano de 2009 após o entendimento de essa parte da população merecia uma atenção especial e tratamentos que pudessem se adequar as necessidades diárias delas.

Dentre eles, cuidados especiais durante a infância, período da gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade, considerando diversos aspectos que circulam a vida da mulher, desde fatores sociais ou psicológicos.

Atuação do fisioterapeuta na Fisioterapia Saúde da Mulher

Os primeiros relatos da utilização da Fisioterapia Saúde da Mulher que se tem registro são no século XX, onde um fisioterapeuta iniciou na Inglaterra os primeiros resultados satisfatórios sobree técnica usadas que pudesse transformar a vida da mulher durante os diferentes períodos da vida.

Mas, foi só na década de 40 que realmente a técnica ganhou força, principalmente aos estudos relacionados aos exercícios na gestação e preparação para o parto, e um pouco mais tarde, entre as décadas de 60 e 80 a Fisioterapia Saúde da Mulher entrou no cenário médico como algo recomendado.

A fisioterapia para saúde da mulher pode beneficiar você em diversos sentidos, pois essa é uma área bem ampla e oferece diversas possibilidades aos profissionais

Mas, quais seriam elas? Veja abaixo!

Fisioterapia Saúde da Mulher na fase gestantes

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diferentes processos e não é indica nesta fase da vida atividades de impacto.

É por isso que a Fisioterapia Saúde da Mulher entra como uma excelente ajuda, reduzindo os riscos que ocorrem durante a gravidez, além de proporcionar uma flexibilidade da musculatura do assoalho pélvico, que estará pronto para o momento do parto.

Por isso, neste momento, o fisioterapeuta é o profissional que vai auxiliar a grávida, evitando que o desenvolvimento de trombose, como aliviar os efeitos fisiológicos, garantindo a estabilidade do fluxo sanguíneo no útero.

Ou seja, a grávida precisa ter consciência de que o seu corpo nesta fase da vida vai se comportar de uma maneira diferente, e por isso podem ocorrer inchaços, desconfortos e dores, e que uma ajuda fisioterápica é a chave para que esse período de gestação possa ser tratado da melhor forma possível.

Fisioterapia Saúde da Mulher para a vida sexual

A vida sexual da mulher também pode receber ajuda da Fisioterapia Saúde da Mulher, ainda mais porque a forma como o corpo feminino funciona diante do sexo é diferente do homem.

Mas, apesar de estarmos no século 21, ainda existe um certo tabu sobre a sexualidade femininas, e por isso algumas acabam não procurando ajuda, ainda mais em temas que abordam orgasmo, dores durante a relação sexual, dificuldade de lubrificação, libido etc.

Nesse momento, a fisioterapia pode se tornar uma grande aliada da mulher, pois vai ajudar em diversos aspectos, como fazer com que a paciente possa entender como funciona sua linguagem corporal, harmonizando a função erótica, proporcionando mais prazer e um melhor rendimento sexual.

E como funciona a Fisioterapia Saúde da Mulher neste caso? Bem, o fisioterapeuta indicará exercícios por meio da elevação da liberação de endorfinas, que vao fortalecer a musculatura da pele, além de relaxar a área, ensinando a mulher a lidar com a dor, sempre acreditando que isso vai ser solucionado.

Fisioterapia Saúde da Mulher na uroginecologia

Grande parte das mulheres sofrem com incontinência urinária e fecal, comprometendo a qualidade de vida.

Neste caso, a função da fisioterapia é fortalecer o assoalho pélvico por meio de exercícios associados a alguns recursos, como o biofeedback e eletroestimulação.

Quais são os principais desafios da Fisioterapia Saúde da Mulher?

Dentre os principais desafios de quem atua na área de Fisioterapia Saúde da Mulher está ligada à falta de recursos, assim como número insuficiente de fisioterapeutas contratados para atuar nesta área.

Além disso, a saúde sexual da mulher ainda é um tema pouco abordado, e quando ela chega na fase adulta não se acha preparada para buscar outro tipo de ajuda fora do setor médico, acreditando que tal problema não tem solução ou já faz parte da rotina feminina.

Mas, apesar desses desafios, o mercado de trabalho para o especialista em Fisioterapia Saúde da Mulher permanece aquecido, diante das novas tecnologias, como a aplicação de recursos fisioterapêuticos no tratamento da incontinência urinária feminina e de outras disfunções do assoalho pélvico feminino.

Também, a atuação do fisioterapeuta na Fisioterapia Saúde da Mulher também é influenciada pelo incentivo mundial a humanização à assistência obstétrica e à utilização de recursos não farmacológicos, criados para aliviar dores durante o trabalho de parto.

E são esses recursos fisioterapêuticos que ampliam o campo de atuação do especialista nas maternidades, deixando bem claro a importância deste tipo de profissional no tratamento das disfunções sexuais femininas.

Considerações finais  sobre Fisioterapia Saúde da Mulher

Ou seja, apesar de ser pouco conhecida pela população, a Fisioterapia Saúde da Mulher tem um papel fundamental de difundir a importância da abordagem fisioterapêutica para atender as demandas da saúde da mulher.

Assim, quanto mais as mulheres souberem da importância desta técnica na sua vida, melhores serão os resultados obtidos, desde os primeiros anos de vida até a fase final, entendendo que o corpo feminino merece cuidados especiais, pois é nele que surge uma nova vida, e são técnicas inseridas pela parceria entre o médico e fisioterapeuta que faz a diferença em todos os processos de saúde.

Atendemos essa Modalidade de

Fisioterapia Saúde da Mulher, para agendar acesse: Agendamento Online

👩‍⚕️ Estamos nas Redes Sociais

🔴 Facebook: https://www.facebook.com/movimentofisioterapiabsb/
🔴 Instagram: https://www.instagram.com/movimentofisiobsb/
🔴 Twitter: https://twitter.com/movimentobsb
🔴 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/frida-soares-8b56b71aa/
🔴 Blogpost: https://movimentofisioterapiabsb.blogspot.com/
🔴 Pinterest: https://br.pinterest.com/movimentofisiobsb/
🔴 Artigos no Medium: https://medium.com/@fridasoaresfisioterapia

Agendar Consulta coma Dra. Frida Soares - Fisioterapeuta em Brasilia

Agendamento - Fisioterapia Online em Brasília

Estamos Prontos para te Atender!

📞 (61) 2017-2550 📲 (61) 99461-2870

Fisioterapia Saúde da Mulher 1